A importância de um planejamento previdenciário em tempos de crise.
![](https://gribasadvocacia.com.br/site/wp-content/uploads/2020/10/23-10Matriz-Site_700x420.jpg)
Devido a reforma da previdência, a qual trouxe novas regras de acesso às aposentadorias e diante de uma profunda crise econômica, o planejamento previdenciário tornou-se um aliado muito importante para o contribuinte.
Isto porque, frente a este cenário surgiram também inúmeras dúvidas com relação aos direitos adquiridos no passado, como as coisas serão tratadas no presente e o que se esperar em termos de benefícios previdenciários no futuro.
É por conta de todas essas incertezas que o planejamento previdenciário vem tendo destaque, afinal, ele permite a realização do levantamento de todo o histórico do trabalhador, englobando diversos aspectos na busca do melhor benefício previdenciário.
Nesta análise, um planejamento bem elaborado leva em conta variáveis como:
- Eventuais trabalhos realizados em condições especiais;
- Situações individuais que possam ser aproveitadas para melhorar o benefício;
- A idade do trabalhador;
- O tempo de exercício da profissão do trabalhador;
- Os valores de contribuição ao longo da vida profissional;
- O tempo de contribuição efetivamente registrado nas bases do INSS;
- Todos os tipos de atividades exercidas ao longo da carreira;
- Se existe possibilidades de enquadramento de alguma atividade nas modalidades especiais;
- E qual o regime previdenciário mais adequado a cada caso.
Com isso, é possível organizar uma vida contributiva mais saudável e tranquila, além de prevenir prejuízos ao contribuinte com erros que possam impactar de forma negativa a sua aposentadoria.
Para quem é mais indicado um planejamento previdenciário?
O planejamento previdenciário é indicado tanto para aqueles que estão próximos da aposentadoria quanto para aqueles que estão iniciando suas contribuições ou que ainda irão iniciar.
Aqueles que estão iniciando suas contribuições o planejamento será um dos pilares para ajudar nas tomadas de decisões no futuro, principalmente no que diz respeito a gestão de gastos e saúde financeira. Além de servir como uma medida preventiva contra erros, evitando preocupações.
Sabemos que a contribuição previdenciária é uma responsabilidade que deve ser cumprida rigorosamente ao longo dos anos e por conta disso deve ser iniciada de maneira planejada e não muito tardia. Dessa forma, será possível alcançar o objetivo da aposentadoria com maior tranquilidade e de maneira organizada.
No que diz respeito aqueles que estão próximos da aposentadoria, o planejamento serve como meio de segurança que proporciona ao contribuinte a chance de avaliar quais são seus direitos previdenciários e de que forma poderá receber o melhor benefício, dentro do que a Lei propõe e que esteja ajustada ao seu caso.
Ao mesmo tempo, o planejamento previdenciário com sua análise, permite a identificação de eventuais desvios que possam causar prejuízos financeiros e propor um possível redirecionamento a ser feito, em tempo hábil, a fim de garantir uma aposentadoria mais benéfica.
Qual é o momento ideal para começar um planejamento previdenciário?
Considerando as diversas regras que existem na previdência social, o quanto antes melhor. Afinal, é preciso organizar toda a documentação que servirá de suporte para trazer maior segurança e controle, e assim definir o melhor caminho para obtenção dos benefícios previdenciários.
Da mesma forma, face a crise imposta pela pandemia, onde muitos trabalhadores perderam seus empregos e consequentemente deixaram de contribuir, é fundamental planejar rapidamente e fazer as devidas revisões, pois pode ser que já reúna as condições de se aposentar ou que precise de apenas mais algumas contribuições.
O escritório Guilherme Ribas Advocacia se dedica a diversas demandas desse mercado garantindo assessoria jurídica de nível elevado.
Ainda ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, estaremos a disposição para orientá-lo e seguiremos compartilhando informações importantes.