Blog | RIBAS Advocacia Previdenciária
fechar

RIBAS Advocacia Previdenciária

menu

Blog

28 out 2020

DECISÃO: Período de recebimento de auxílio-doença não prejudica tempo de serviço para aposentadoria especial

O recebimento de auxílio-doença não interfere na contagem de tempo para aposentadoria especial quando o afastamento ocorre na vigência de contrato de trabalho em atividade especial. Com esse entendimento, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou provimento à apelação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e manteve a…

leia mais
27 out 2020

Entenda como saber se possui direito ao salário maternidade

O período da maternidade é um momento muito especial, onde ocorrem diversas mudanças na vida de uma família, afinal, é a chegada de mais um membro que irá mexer com toda a rotina dos envolvidos. Por conta desse novo estágio de adaptação é que surgiu o benefício previdenciário chamado salário-maternidade. Um dos seus objetivos é…

leia mais
26 out 2020

Portaria prorroga prazo de inscrição no Cadastro Único para beneficiários do BPC

ODiário Oficial da União desta terça-feira (20.10) traz mais uma prorrogação de prazo de inscrição no Cadastro Único para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com a Portaria nº 508, o Ministério da Cidadania fez uma nova alteração no calendário de bloqueio e suspensão do pagamento de benefícios para quem…

leia mais
23 out 2020

A importância de um planejamento previdenciário em tempos de crise.

Devido a reforma da previdência, a qual trouxe novas regras de acesso às aposentadorias e diante de uma profunda crise econômica, o planejamento previdenciário tornou-se um aliado muito importante para o contribuinte. Isto porque, frente a este cenário surgiram também inúmeras dúvidas com relação aos direitos adquiridos no passado,…

leia mais
21 out 2020

Negada penhora de proventos de aposentado que recebe salário mínimo

13/10/20 – A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho negou o recurso de um pedreiro de São Paulo (SP) contra decisão que rejeitou seu pedido de penhora dos proventos de aposentadoria de um ex-sócio da Juriti Empreiteira de Obras S/C Ltda. O pedreiro argumentava ser ele, e não o executado,…

leia mais
19 out 2020

DECISÃO: Incapacidade de segurado para a concessão de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez deve ser atestada por laudo pericial

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença que negou a um segurado da Previdência Social o pedido de concessão do auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Ao analisar o recurso do trabalhador, a relatora, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, destacou que a incapacidade da parte autora…

leia mais
15 out 2020

Quais são as regras para aposentadoria especial na nova lei?

Como não podia deixar de ser, a reforma da previdência social também tratou da aposentadoria especial, alterando algumas regras. Tais alterações se deram para reequilibrar o sistema e ajustar pontos com base na realidade brasileira. Pois bem, a aposentadoria especial é conferida aos trabalhadores que exercem atividades que os expõe a…

leia mais
14 out 2020

Trabalhador obtém o direito à aposentadoria especial por ter atuado como gari e vigilante

Fonte: TRF5. Acessado em 14/10/2020. Desenvolvidas em períodos distintos, as funções tiveram o tempo somado para concessão do benefício De forma unânime, a Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 decidiu, na terça-feira 29/09, dar provimento à apelação cível de um trabalhador, reconhecendo o direito…

leia mais
7 out 2020

Motorista alvejado por três tiros durante assalto receberá compensação por danos morais e estéticos

Fonte: TST. Acessado em 07/10/2020. A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Radial Transporte Coletivo Ltda., de Suzano (SP), ao pagamento de reparação de R$ 220 mil por danos morais e estéticos a um motorista que, durante um roubo, levou três tiros que o deixaram com incapacidade total e permanente para o trabalho. A…

leia mais
5 out 2020

Antecipação do auxílio-doença continuará em vigor

Fonte: GOV. Acessado em 05/10/2020. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceram que a antecipação do auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, continuará em vigor para todas as localidades do país. De acordo com a Portaria Conjunta 62, que altera a…

leia mais

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.